210807luizfortes

21/08/07 Luiz Fortes

AEITA Rio Chamada Presentes Apresentação Fotos Comentários Contas

Sobre o Luiz Fortes (T70)...

Carioca, formou-se Engenheiro Mecânico no ITA, em 1970.

De 1971 a 1999 trabalhou na Shell, no Brasil e no exterior, em quase todas as áreas de atuação da companhia, entre as quais finanças, logística, comercialização de derivados do petróleo, produção e comercialização de produtos químicos e de metais. Aposentou-se como Vice-Presidente de Operações.

Desde os tempos do ITA mantém interesse ativo no Mercado de Capitais, principalmente na Bolsa de Valores. A partir de sua saída da Shell atua, em tempo integral, como investidor independente.

O Tema.... Estratégias menos usuais para seus investimentos

Pouco depois de me formar, eu tive uma discussão razoavelmente séria com meu pai por ter declarado que eu pretendia me aposentar como engenheiro aos 34 anos e, a partir daí, me dedicar exclusivamente a investimentos na Bolsa. A afirmação era suportada por orçamentos e estudos da rentabilidade dos investimentos que eu já fazia.

Na verdade, não foi possível realizar meu sonho tão cedo, principalmente porque pouco tempo depois de me formar eu estava casado e não podia mais manter um orçamento baseado num apartamento de quarto e sala, um Fusca e uma prancha de surf.

Durante todo meu tempo de executivo na Shell mantive um acompanhamento quase diário de quanto faltava para eu poder largar tudo e ser apenas um investidor profissional. Confesso que quando a curva do patrimônio cruzou o limite mínimo de auto-suficiência – uma reta que um amigo batizou com um nome menos polido, que chamarei aqui de "buzz-off point” - eu me tornei uma pessoa muito difícil de ser gerenciado.

Hoje dedico umas dez horas por dia quase que exclusivamente à Bolsa. Ao longo do tempo desenvolvi algumas estratégias e métodos de operação diferentes dos mais usuais no mercado.

Pretendo apresentar os mais interessantes ou controversos na conversa do próximo dia 21/8:

· Gerenciando a vida em razão de um “buzz-off point”

· Renda fixa - só se for inevitável

· Diversificação: pé na geladeira, cabeça no forno

· Uma alternativa para o “stop loss”

· “Dicas quentes” ou informações frias?

· Day trade e o vício do jogo

· Opções – onde o Dow Jones comanda a Petrobras

· A Bolsa não é racional, é humana - uma instituição formada de tribos

· Análise fundamental, gráficos ou métodos matemáticos

______________________________________

Data: 21 de Agosto de 2007 (Terça-feira)

HORA: 18:00 às 20:00 horas

Local: FGV- Praia de Botafogo - 3o.Andar - Auditório 4

Tema: Estratégias menos usuais para seus investimentos

Estacionamento PAGO: Centro Empresarial Argentina, com entrada pela Rua Farani.

Confirme presença enviando email para aeita.rio@gmail.com

Isto é NECESSÁRIO PARA AUTORIZAR O INGRESSO NA FGV!!!

Na primeira hora temos uns salgados e refrigerantes na lanchonete da FGV, ao lado da portaria do prédio, boas-vindas seguido da palestra.

O custo será apenas do rápido lanche, pois a FGV, através do Puppim (T89), nos conseguiu o auditório com a infra-estrutura.

______________________________________